Um total de 98,09% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão pretendem retornar à Grande João Pessoa, segundo a Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo, realizada pela Fecomércio Paraíba. O levantamento também revela que, entre os visitantes que estiveram no estado pela primeira vez, 96,46% manifestaram a intenção de voltar.
A pesquisa também aponta que 98,97% dos visitantes recomendariam a Paraíba como destino turístico, destacando a hospitalidade do povo paraibano, seus atrativos naturais e urbanos como fatores chave para o alto índice de satisfação.
Em relação às expectativas pessoais dos turistas durante a visita ao estado, 29,31% dos entrevistados disseram que suas expectativas foram superadas. Outros 68,63% relataram que foram atendidas. Já os turistas que estavam no estado pela primeira vez, 38,58% afirmaram que suas expectativas foram superadas, e 58,66% disseram que foram correspondidas.
A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), realizada anualmente desde 2006, visa analisar o fluxo turístico da região durante a alta estação, em janeiro, período que registra o maior número de visitantes.
Os dados foram coletados entre 2 e 20 de janeiro de 2025, com uma amostra de 679 turistas entrevistados em diversos pontos da RMJP, como o Aeroporto Internacional Castro Pinto, a Rodoviária Severino Camelo, e pontos turísticos e comerciais da cidade. A pesquisa considera como turistas as pessoas não residentes na região e que permaneceram na área pesquisada por pelo menos 24 horas.
Os destaques
Os turistas também destacaram as praias da Região Metropolitana de João Pessoa, com 46,39% mencionando-as como o maior atrativo. Outros pontos destacados foram a receptividade do paraibano (13,55%), a gastronomia local (11,05%), a tranquilidade de João Pessoa (6,33%), o prazer de rever familiares e amigos (6,04%) e o clima/temperatura (4,86%).
Os turistas também avaliaram os serviços turísticos da região. O Aeroporto Internacional Castro Pinto recebeu o maior índice de aprovação, com 97,63% dos turistas avaliando os serviços como “ótimo” ou “bom”.
Também houveram avaliações positivas a diversão noturna (96,91%), o comércio (96,27%), a qualidade do atendimento (93,93%), a qualidade das instalações de hospedagem (90,34%), o Centro de Informação Turística (89,06%) e a qualidade das informações turísticas na rede hoteleira de João Pessoa (87,97%).
G1
